A inseminação intrauterina é considerada uma técnica de reprodução assistida de baixa complexidade.

A primeira etapa é a estimulação da ovulação, que é feita através da aplicação subcutânea diária de um hormônio (FSH) que tem como objetivo principal o crescimento dos folículos dos ovários (estruturas que contém o óvulo). Sempre tomando o cuidado para que não ocorra uma resposta exagerada (mais de 4 folículos), o que aumenta consideravelmente o risco de gestação múltipla.

Entre o 2° ao 3° dia do período menstrual iniciamos as aplicação das injeções. Durante esse processo a paciente é acompanhada a cada 2 a 3 dias por meio de ultrassons transvaginais que observam o crescimento dos folículos. Quando os folículos estão do tamanho adequado, aplica-se uma injeção subcutânea do hormônio hCG, que permite que a ovulação ocorra entre 36 e 40 horas depois. Dentro desse período se agenda o procedimento.

A inseminação é um procedimento, via de regra, simples que consiste na introdução de espermatozoides previamente preparados dentro da cavidade uterina. Para isso, utiliza-se um cateter flexível que é introduzido pelo colo uterino. Não há necessidade de anestesia e a paciente recebe alta após 30 minutos.

Ela é indicada principalmente para casais com infertilidade sem causa aparente, mulheres com disfunções ovulatórias, cervicais ou com endometriose leve, mas que apresentem pelo menos uma trompa pérvia, isso é, não obstruída. O homem pode apresentar fator masculino leve, com qualidade seminal adequada após o processamento seminal, que é a separação dos espermatozóides móveis. Também podemos indicar a inseminação nos casos de problemas relacionados ao coito e à penetração (disfunção erétil, malformações da uretra peniana, vaginismo, entre outros), casais sorodiscordantes para doenças sexualmente transmissíveis, casais homoafetivos e gestação independente com sêmen de doador anônimo.

CONTATO

Aviso de Cookies

Mariana Cassara utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade.